Gestores da cidade de Vila Nova estão participando do 3º Encontro Estadual do Programara Água Doce do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater), através do Governo Federal e Estadual e do Ministério do Desenvolvimento Regional.
O evento iniciou na manha desta quarta-feira (10) e prossegue até esta quinta- feira (11), no auditório do Real Palace Hotel em Teresina. Neste ano traz o tema: “O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada de Dessalinização” e tem como objetivo levar dessalinizadores a povoados do Piauí. O encontro reúne representantes de municípios e comunidades que através de palestras são orientados e capacitados para o novo sistema de tratamento de água.
Do município de Vila Nova do Piauí, está participando o prefeito Edilson Brito, juntamente com vice-prefeito Antônio Tiago que é representante do Comitê Gestor da comunidade Cacimbas, zona rural de Vila Nova; o operador de Poço de Lagoa Comprida, Bernardino (Bel); a representante de Barreirinho, Irma; Valmir da localidade Caninhas, e representando a secretaria municipal de Saúde de Vila Nova, Killson da Silva.
Para o vice-prefeito Antônio Tiago, o Programa Água Doce que apresenta sistemas de dessalinização esclarece também sobre o teor de qualidade da água.
Eu vejo que pra essas comunidades contempladas, elas estão de parabéns em ter uma água de qualidade permanente, diferente do abastecimento de carros Pipa que é um abastecimento provisório, e a água não tem a mesma qualidade da água do Programa Água Doce, que é uma água com um teor de pureza acima da água mineral. O teor de qualidade da água mineral é de aproximadamente 87% e da água do programa água doce é de aproximadamente 97%. O mais relevante é que com essa água de qualidade, melhora a qualidade de vida das pessoas, evitando doenças, tais como: cálculo renal, doenças no estômago e outras. Além disso como já citei acima a comunidade tem água de qualidade permanente”, destacou.
O prefeito Edilson Brito, participante do evento, disse que a capacitação esclarece muito sobre o sistema e a qualidade da água.
“Um evento como esse é de suma relevância porque assim teremos maior conhecimento sobre qualidade da água, sendo que o sistema de dessalinização faz-se necessário para deixarmos a água mais saudável. Existem algumas doenças que afetam a agente por conta da baixa qualidade da água”, ressalta.
O evento durante toda esta quarta-feira (10), iniciou com a apresentação do PAD Nacional, estadual, compondo também a mesa com representantes das comunidades; mesa com representantes do secretários municipais de saúde e educação dos municípios atendidos pelo programa. Durante a tarde, foi realizado o curso do sistema de dessalinização, com a participação de todos os presentes – Coordenação Nacional Fábio Peixoto; apresentação do componente mobilização social/sustentabilidade ambiental – os acordos de gestão compartilhada como meio para a gestão de sistemas de dessalinização – PAD/PI.
Nesta quinta-feira (11), a programação segue com a grupos de trabalho para o compartilhamento de experiências sobre a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização por meio dos acordos de gestão. Haverá a apresentação de resultados dos grupos e trabalho por relatores escolhidos em cada grupo.
Lançado em 2004, o Programa Água Doce (PAD) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com instituições federais, estaduais e municipais e da sociedade civil, que visa atender populações de baixa renda residentes em localidades difusas do semiárido, com acesso à água de boa qualidade para consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas. O programa promove e disciplina a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis, democratizando, assim, o acesso à água de boa qualidade para consumo humano. No Piauí, os investimentos do programa chegam a R$ 13 milhões, divididos entre os governos Federal e Estadual.