Nesta sexta-feira (07), aconteceu o I Seminário Municipal de Educação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), organizado pela Prefeitura Municipal de Vila Nova, na gestão do prefeito Belim e a Secretaria Municipal de Educação. O evento teve como tema “Avaliar para ensinar”.
O seminário começou com o credenciamento e as visitas aos estandes, que tinham atividades das crianças e objetos confeccionados pelas professoras. Logo após, o evento trouxe uma apresentação cultural com o grupo AJA Mirim.
Várias personalidades importantes do município estiveram presentes, como o Prefeito Belim, o ex-prefeito Edilson Brito e sua esposa Ana Carolina, Flávio Sousa, Secretário de Educação, Jasmira Leal, a Coordenadora do PPAIC, Vereador, Gilberto Leal, Welitom Leal, Antônio Silva, palestrante, Eliel Nunes, pastor da Assembleia de Deus, Katia Leila, Secretaria de saúde, educadores, diretores e alunados do município.
Jasmira Leal, coordenadora do PPAIC, falou sobre o objetivo do programa e destacou a importância do seminário para promover o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação.
“O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. Dessa forma, o seminário traz um momento de integração entre as equipes que compõem o programa no âmbito municipal e uma oportunidade para que ocorram trocas de experiências exitosas que visam fortalecer o regime de colaboração e a pauta da alfabetização na Idade Certa”, explicou a coordenadora.
O secretário de Educação, Flávio Sousa, expressou sua felicidade em ver um evento tão organizado e agradeceu a presença de todos.
“Quero agradecer a todos pela presença, aqui conhecemos um pouco do que foi desenvolvido nas escolas durante esse primeiro semestre. Quero aproveitar o dia de hoje que foi feito com muito amor e carinho para que a gente pudesse desfrutar da alegria desse primeiro seminário aqui feito pelas formadoras do PPAIC juntamente com a Secretaria de Educação e com o prefeito Municipal. Agradeço aos que estão, vamos aproveitar nosso seminário, abraço a todos”, disse o secretário.
Assim, o palestrante Antônio Silva enfatizou a importância dos professores se adaptarem para mudar as formas de avaliação, pois esses processos têm impacto nos alunos e no município.
“Em todos os momentos nós estamos avaliando e sendo avaliados, pra gente conseguir resinificar a aprendizagem dos alunos é preciso ter um processo de avaliação justo e qualitativo, uma avaliação para formar e não classificar, ele é muito importante até mesmo porque as avaliações externas hoje vem trazendo uma nova perspectiva que é de financiamento da educação, o município que tiver os alunos aprendendo aquilo que devem aprender no ano que estão matriculados receberão mais recursos e os municípios que tiveram menos indicadores de aprendizagem deixaram de receber recursos. Nós agradecemos a confiança do secretário Flávio e do prefeito Belim e parabeniza a gestão belíssimo trabalho”, salientou António.
O Prefeito Belim aproveitou a oportunidade para destacar a importância dessas iniciativas, e que o município deve melhorar e buscar resultados para que venham mais recursos para a cidade.
“A gente fica feliz com a presença de todos e pedimos também o empenho de todos, porque precisamos muito. Todos aqui sabem que nos precisamos de mais recursos para Vila Nova, e nós temos que fazer tudo que for possível para que a gente melhore os índices para o próximo ano”, afirmou o prefeito.
Após a fala do prefeito, cada uma das escolas enfatizam suas experiências e estratégias bem-sucedidas na educação infantil. A U. E. Osvaldo José de Araújo trouxe educadores que apresentaram atividades desenvolvidas com as turmas pré I e pré II, assim como a U. E. Plágida de França.
Em seguida, a U. E. Zacarias Manoel da Silva e a U.E. Sabino Gomes de Lima destacaram o ciclo de alfabetização do 1º e 2º anos.
Para finalizar, as diretoras de cada escola tiveram um momento para falar sobre suas escolas e os trabalhos realizados.
A diretora Esmeralda e a coordenadora Marciana da U.E. Sabino Gomes de Lima falaram sobre o projeto “Adote um Leitor”, uma campanha de incentivo à leitura que promove o desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de auxiliar no processo de alfabetização.
A diretora Luzia, representando tanto a U. E. Zacarias Manoel da Silva como a U. E. Plágida de França, compartilhou experiências sobre o “passaporte da leitura”, um programa que incentiva os alunos a levarem livros para casa, muitos deles conseguidos através de um concurso do banco Bradesco. Para encerrar, a gestora do U. E. Osvaldo José de Araújo, professora Alicinete, falou brevemente sobre a história da escola, destacou os trabalhos realizados e agradeceu à equipe.
Todas as apresentações foram assistidas com muita atenção, já que ao final cada participante deveria votar na escola que mais se destacou em três categorias: Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar. Em cada categoria, uma experiência exitosa será escolhida para representar o município no Seminário Regional do PPAIC em Fronteiras.
O evento foi bem-sucedido, promovendo o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação, a troca de experiências e mostrando o trabalho em equipe, além de proporcionar um momento de aproximação entre os educadores. O foi elogiado por sua organização e dinamismo.
VEJA AS FOTOS ABAIXO: