A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Brito através da Secretaria Municipal de Educação pasta administrada pela secretária, Antônia Maria de Alencar Silva, iniciou nesta última sexta-feira (26), as atividades do programa ‘Busca Ativa Escolar – FORA DA ESCOLA NÃO PODE!’, que está sendo desenvolvido no município para identificar e resolver os casos de evasão e o abandono escolar.
A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF, em parceria com outras instituições apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.
Tomando todas as medidas preventivas em decorrência da pandemia da Covid-19, a equipe formada pelo prefeito Edilson Brito; o vice-prefeito Manoel Bernardo – o Belim; a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; as representantes do Conselho Tutelar, Elisângela e Leomaria; diretores, coordenadores e assessores técnicos da Secretaria de Educação, visitaram as famílias dos alunos da rede municipal de ensino.
Os locais escolhidos para as primeiras visitas foram à sede do município, a localidade Retiro e o povoado São João Batista.
A secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, explicou que a ação visa mapear e identificar crianças e adolescentes com idade de 4 à 17 anos que estão fora da escola, bem como fornecer ao município subsídios para as políticas de matrículas e rematrículas, no tocante a dados que revelem a quantidade de alunos que estão fora da escola através de supervisores institucionais.
Antônia Maria, ainda frisou que as ações buscam despertar nas famílias a importância do acompanhamento na vida escolar do aluno, bem como destacou a alegria em ter obtido êxito na ação e agradeceu a todos que participaram, reafirmando assim, que a equipe continuará atuando até concluir as visitas em todo o município.
“Me sinto feliz por promover momentos como este. Só tenho a agradecer a todas as pessoas envolvidas nessa ação que é de interesse de todos nós que fazemos parte da educação, defender os direitos das crianças, adolescentes jovens e adultos do nosso município e poder oferecer a oportunidade da escolaridade para essas pessoas que muitas vezes se sentem desmotivadas e sem interesse de estudar. Vamos continuar na luta. Todos pela educação! Consciência tranquila de um dever cumprido. Semana proveitosa com uma programação voltada para o amplo conhecimento cada vez mais da nossa classe. Vila Nova e Nós: Crescendo Juntos!”, disse a secretária.
O prefeito Edilson Brito reforçou que a sua gestão é pautada pelo compromisso com o desenvolvimento do município, bem como de seus munícipes, destacando a importância da educação e de oferecer um ensino de qualidade para os alunos vila-novenses.
“Fomos em busca de trazer nossas crianças e adolescentes para a sala de aula, pois, entendemos que uma cidade só é capaz de se desenvolver se seu povo tiver uma educação de qualidade. A educação é uma das prioridades da gestão, e sempre buscamos oferecer um ensino de qualidade, pois, temos profissionais capacitados e não medimos esforços para atender as demandas. Aproveito para agradecer a todas as pessoas que juntas conosco realizaram este trabalho”, pontuou o gestor.
O vice-prefeito, Manoel Bernardo – o Belim, reforçou que mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos devido a pandemia da Covid-19 que exige medidas preventivas que devem ser seguidas, é indispensável que as crianças participem das aulas e garantam o ensino.
“Através das visitas estamos conseguindo mobilizar e resgatar esses alunos para a sala de aula mesmo que inicialmente seja realizada de forma remota e garantir aos mesmos o acesso à educação. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para incentivarem os seus filhos e a sociedade em geral sobre a importância da participação, bem como da inclusão escolar”, disse.
Por fim, a Secretária de Educação, Antônia Maria, ainda informou que o ‘Busca Ativa Escolar- FORA DA ESCOLA NÃO PODE!’ irá continuar com ações durante o ano letivo de 2021 e que as equipes a partir da próxima semana irão continuar as atividades em todas as localidades que tiverem alunos fora da escola, sem matrículas e renovação, em todas as modalidades desde a Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Confira as imagens:
- Equipe: Todos juntos pela inclusão de nossas Crianças e Adolescentes na Escola.